A corrida espacial no cinema | Parte 2

Neste post vamos dar continuidade à lista sobre as produções cinematográficas (filmes, séries, documentários) que retratam o período da corrida espacial.

Na primeira parte, cobrimos os anos de 1955 à 1965 com 5 produções. Agora, vamos cobrir a chegada do homem à Lua e o dito fim dessa corrida espacial que coincide com a dissolução da União Soviética.


Da Terra à Lua (From The Earth to The Moon | EUA – 1998)

Antes de Chernobyl, antes de The Pacific e de Band of Brothers, a HBO produziu uma minissérie de 12 episódios cobrindo o programa espacial dos Estados Unidos até a última missão da Apollo.

Da Terra à Lua é uma super produção comandada por Ron Howard e Tom Hanks, que três anos antes haviam produzido o filme Apollo 13. Com um elenco que inclui Bryan Cranston e Cary Elwes, a série dá um panorama sobre as missões espacias e os envolvidos e foi feita sobre a supervisão do astronauta David Scott, que caminhou na lua em 1971. Cada episódio apresenta um ponto de vista diferente, dos engenheiros que construíram as naves, às famílias dos astronautas.

Um fato interessante é que a série foi pensada de forma a não repetir os eventos abordados em outras produções da época. É por isso que no episódio sobre a Apollo 13, a quase tragédia é abordada exclusivamente do ponto de vista das famílias e envolvidos no programa espacial, sem uma cena sequer dentro da espaçonave, ponto de vista que foi abordado no filme de 1995.

Veja abaixo um trecho do 6º episódio da série:

Disponível para assistir no HBO GO.


O Primeiro Homem (The first Man | EUA – 2018)

Do mesmo diretor de “La La Land”, O Primeiro Homem conta a jornada pessoal de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua.

Diferentemente do episódio que retrata o mesmo evento na série da HBO, esse filme aborda a história de forma mais intimista. Em prol da narrativa, a produção usufrui de licença poética, faz algumas modificações na história e incrementa alguns pontos. Mesmo assim, o longa consegue fornecer uma das experiências sensoriais mais impressionantes. A sequência de lançamento da missão Gemini VIII é memorável.

Disponível para assistir no Looke, Google Play e Telecine Play.


Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (Apollo 13 | EUA – 1995)

Apollo 13 despensa apresentações. O filme dirigido por Ron Howard e estrelando Tom Hanks, Bill Paxton, Kevin Bacon, Gary Sinise e Ed Harris, que participou de “Os Eleitos” apresenta a história do fracasso mais bem sucedido da NASA.

Após a chegada do homem a lua, a missão da Apollo 13 já não desperta tanto interesse no público geral. Mesmo assim, os astronautas decolam rumo ao nosso satélite natural. “Houston, temos um problema”, tudo ocorre bem até que uma explosão coloca a vida da tripulação em risco. A partir desse momento a missão passa a ter como objetivo trazer os três homens de volta para o planeta.

Disponível para assistir no Looke, Google Play e Amazon Prime.


Salyut 7 (2017)

Depois que os astronautas da NASA consolidaram a presença dos Estados Unidos na Lua, a Corrida Espacial experimentou uma mudança em seus objetivos. A meta agora era a permanência constante na órbita terrestre. Nessa questão, a União Soviética saiu na frente e só foi com a construção da Estação Espacial Internacional a partir dos anos 2000 que os EUA viria a se igualar aos russos.

Não estou dizendo que os soviéticos ganharam a corrida. Os americanos saíram vitoriosos, graças a chegada à Lua e a um orçamento quase que ilimitado, que permitiu a exploração de outros corpos celestes. Não podemos esquecer do Ônibus Espacial, que mesmo não garantindo a presença ininterrupta no espaço, possibilitou o lançamento de diversos satélites e várias pesquisas científicas.

O fato é, a exploração espacial é um negócio caro, e foi isso que derrubou os soviéticos. Nesse cenário, não é de se espantar o sacrifício feito pelos cosmonautas (astronautas russos). O filme Salyut 7 conta exatamente isso. Narrando o que podemos definir como a Apollo 13 da URSS, a estação espacial Salyut 7 apresentou uma série de panes e foi dada como morta pela equipe de solo. Na tentativa de recuperar a estação, os cosmonautas Vladimir Dzhanibekov e Viktor Savinykh partem em uma perigosa missão.

Não bastasse a missão quase impossível, a tripulação precisa correr contra o tempo pois agentes secretos russos descobriram planos secretos da NASA para capturar a estação. Esse último ponto nunca foi confirmado por documentos históricos, mas aumenta ainda mais a carga dramática do filme onde cada segundo conta.

Disponível para assistir no Looke.

Um comentário sobre “A corrida espacial no cinema | Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s