A corrida espacial no cinema | Parte 1

Há 50 anos os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin marcaram a história da humanidade ao caminhar pela superfície lunar. O que antes era uma ficção científica oriunda das mentes de Julio Verne, em “Da Terra a Lua”, H. G. Wells, em “Os primeiros homens da Lua”, e Georges Méliès, que adaptando os dois romances criou o clássico “Viagem à Lua”, se tornou realidade.

A caminhada lunar da Apollo 11 e as 6 missões que vieram em seguida são o ápice de uma história que, obviamente, foi retratada pelas lentes do cinema em diversas ocasiões. Para comemorar essa data, decidi organizar uma lista com filmes e séries que retratam esse período tão icônico, a Corrida Espacial. Nessa primeira parte da lista, apresento os filmes que cobrem o período de 1955 à 1965. Assita aos filmes e aproveite a aula de História!


O Céu de Outubro (October Sky | EUA – 1999)

A Corrida espacial teve início em 1955 quando os Estados Unidos e a União Soviética anunciaram que colocariam, até o final da década, um satélite artificial na órbita da terra. Os soviéticos saíram na frente lançando, em Outubro de 1957, o Sputnik. O primeiro filme da lista lança um olhar sobre a repercussão desse lançamento no cotidiano de uma família do interior dos Estados Unidos.

Baseado em fatos reais e dirigido por Joe Johnston, que viria a assinar “Capitão América: O primeiro vingador”, o filme conta a história do jovem Homer Hickam (Jake Gyllenhall) cujo único futuro possível seria seguir os passos do pai e trabalhar na mina de carvão da cidade. Tudo muda com o lançamento do satélite soviético. Homer decide estudar os princípios da propulsão de foguetes e, com ajuda dos seus amigos, muitos erros e acertos, passa a realizar o lançamento de foguetes caseiros.

Os rapazes almejam se destacar na feira nacional de ciências, que teria como prêmio, bolsas de estudos em universidades. O que seria apenas um projeto de feira de ciências, se torna um futuro longe da perigosa mina e revela um conflito entre o Homer e seu pai.


Gagarin: O Primeiro no Espaço (Gagarin: Pervyj v kosmose | RUS – 2013)

Sim, temos alguns filmes russos na lista. “Gagarin: O Primeiro no Espaço” é uma cinebiografia do cosmonauta russo Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a orbitar nosso planeta. A produção acompanha sua infância, o treinamento militar e a missão da Vostok 1 que, em 1961, o levou ao espaço.

“A Terra é Azul”. Os 108 minutos do filme, uma homenagem direta à duração da missão, apresentam um visual incrível que não deve nada à produções norte americanas. Além dos detalhes sobre a vida de Gagarin, a narrativa também apresenta a icônica figura de Sergey Korolev, o chefe do programa espacial soviético, e sua relação com os cosmonautas selecionados para as arriscadas missões. O filme pode ser assistido pela Netflix.


Os Eleitos (The Right Stuff | EUA – 1983)

O filme mais antigo da nossa lista. “Os eleitos” conta a história dos pilotos de testes da marinha e da força aérea americana que participaram de diversos testes e pesquisas, antes mesmo do início da corrida espacial, entre os anos de 1947 e 1963.

Vencedor do Oscar em 4 categorias, a produção conta no elenco com Ed Harris, Scott Glenn e Dennis Quaid. O filme lança um olhar sobre o dia a dia dos pilotos, as relações familiares, disputas e conflitos que circundavam o programa espacial norte americano.

A produção também mostra a formação do primeiro grupo de astronautas americanos, os 7 astronautas da Mercury. Várias missões são retratadas na produção, com destaque a da Friendship 7, que levou o astronauta John Glenn a se tronar o primeiro americano no espaço, e a dramática missão da Liberty Bell 7 que quase vitimou o astronauta Gus Grisson.


Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures | EUA – 2016)

“Estrelas além do tempo” conta a história desconhecida de um grupo de mulheres negras que, quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos, foram fundamentais para as missões espaciais da NASA.

Acompanhamos Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), e Mary Jackson (Janelle Monáe) em seus papeis cruciais para o sucesso da missão do astronauta John Glenn, no ano de 1961, enquanto lutam contra os preconceitos de gênero e raça que colocam em dúvida seus conhecimentos e profissionalismo.

Apesar de ser criticado por certas liberdades narrativas que vão de encontro com a exatidão histórica, a produção é eficiente ao construir uma retrato panorâmico do dia a dia dessas mulheres e dos vários envolvidos por trás das missões espaciais além dos astronautas.


Primeira Vez (Vremya Pervykh | RUS – 2017)

O terceiro filme da lista também é uma produção russa. “Primeira vez” narra a história do primeiro ser humano a caminhar no espaço.

A missão da Voskhod 2 decolou em março de 1965 sobre diversas dúvidas e aprensões dada uma série de falhas e acidentes durante os testes da espaçonave. Em órbita, o cosmonauta Aleksei Leonov cumpre o objetivo principal da missão, sair da nave utilizando um traje espacial.

Dada a diferença de pressão do vácuo do espaço e o traje de Leonov, o cosmonauta enfrenta dificuldades para retornar à nave e o comandante da missão, Pavel Belyayev, se vê na posição de decidir entre salvar o amigo ou arriscar a possibilidade de retornar a Terra. Leonov consegue, por pouco retornar à nave, mas não há tempo de comemorar novos problemas colocam e risco a vida da tripulação.

A produção até lembra “Gravidade” em algumas cenas, mas o fato de retratar uma situação real a faz superar a ficção de Alfonso Cuarón.


Concluímos aqui a primeira parte da lista. Não deixe de conferir as partes 2 e 3.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s