IMAX

Você pode assistir um filme ou fazer parte dele.

Ao comprar um ingresso para sua sessão de cinema, fique atento para qual tipo de sala você está comprando o ingresso. Sim, existem tipos diferentes! Uma delas é a sala IMAX, você sabe qual a diferença?

Comparação entre uma película 35mm e a de 70mm

Para os desavisados, vamos as explicações. A sigla siginifca: Imagem MAXimum, no bom português, Imagem MAXima. Todos sabem que os filmes eram originalmente gravados em uma película fotográfica, muitos ainda são. Essa película tem um tamanho, 8mm, 16mm etc. O tamanho da película é algo análogo ao resolução de um vídeo, que está relacionado ao tamanho do sensor que capta a imagem. Quanto maior, mais definição. O tamanho mais popular dessa película é o de 35mm, que se tornou o padrão da indústria do cinema. Em 1929 um outro formato foi introduzido, o 70mm. As imagens obtidas utilizando essa película eram mais nítidas e maiores. Os filmes gravados nessa película eram exibidos em telas maiores trazendo uma nova experiência aos telespectadores.

star-wars-imax
“Star Wars: O Despertar da Força” contou com sequencias gravadas em IMAX.

Infelizmente o custo para se produzir um filme nesse formato era elevado e poucas produções o utilizaram. Nos anos 70, o formato ganhou um pouco de força, mas dessa vez as produções ainda eram gravadas em 35 mm. Esses filmes eram então expandidos para a película de 70mm que fornecia uma qualidade de áudio superior (até 6 canais de áudio contra 4 canais) e poderiam ser projetadas em telas maiores. A técnica, entretanto, não mantinha a qualidade observada nos filmes de 70mm nativos.  Nos anos 80, a chegada dos sistemas Dobly Digital e DTS à película de 35mm e a popularização das sala multiplex (praticamente todas as salas que vemos hoje) com telas menores, levaram novamente a decadência desse formato.

O 70 mm se tornou algo raro, hoje, produções são dificilmente gravadas inteiramente nesse formato. A mais recente é o longa “Os oito Odiados” do Tarantino. O mais comum são algumas cenas gravadas em 70mm, como observado em “A origem” e “Interestelar”, ambos do Christopher Nolan. A introdução e o aprimoramento das câmeras digitais reduziram, mesmo que um pouco, o custo de utilização e o esperado é que mais produções adotem novamente o 70mm.

12146508
Sala IMAX em São Paulo.

O  IMAX não é nada mais nada menos uma das aplicações do formato 70mm. A grande jogada da canadense IMAX Corporation foi colocar as telas gigantes, utilizadas para reproduzir o formato, em salas menores, o que trouxe um efeito de imersão impressionante, ainda mais com a utilização do 3D (Vale lembrar que nem todo filme IMAX é em 3D).  Mas não se engane, uma sala dessas não é simplesmente uma sala de cinema com uma tela gigante. O custo para construir uma sala IMAX supera 1 milhão de dólares. São utilizados 2 projetores de alta resolução (2K) e para garantir uma experiencia ainda mais diferenciada, os filmes gravados em IMAX recebem uma masterização de áudio especial que é executada no indecente sistema de som das salas.

IMAX_digital_740
Os projetores de alta resolução de uma sala IMAX.

A minha primeira experiência em IMAX foi com “Star Wars, O Despertar da Força” e garanto a vocês, é completamente diferente. Apesar da sala de BH não ser das maiores, com uma tela de 211m2 (a média internacional é de 350m2) a diferença é nitida. Se você ainda não viu um filme em IMAX, aproveite, o aguardado Deadpool será exibido nas telas gigantes. Capitão América: Guerra Civil e os próximos Vingadores também contarão com imagens em 70mm, sendo que os dois Vingadores: Guerra Infinita serão inteiramente gravados com a tecnologia.

Pra fechar, não fique triste ao chegar em casa e olhar para a sua televisão depois de uma sessão IMAX. É só desembolsar 3 milhões de dólares que você pode ter uma sala dessas em casa! Vou colocar o link para os interessados: http://www.imaxprivatetheatre.com/

Confira também os detalhes da utilização do IMAX no mais recente Star Wars!

 

Anúncios

2 comentários sobre “IMAX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s