Analisamos a nova série da Netflix, “Stranger Things”.
Anos 80, bicicletas, garotos correndo, um alien nas sombras. Trata-se da nova série da Netflix, “Stranger Things”. Damos aqui o nosso veredito da primeira temporada.
Não, você não está assistindo à Super 8. As similaridades com o longa de J. J. Abrams são várias, mas não se trata de uma releitura. O diálogo entre as 2 produções está no fato de ambas serem um Drama Thriller, que flerta com o Horror, fortemente inspiradas e influenciadas pelas produções “Spilbergianas” e em longas que marcaram os anos 80.

A série gira em torno do misterioso desaparecimento do jovem Will Byers. O acontecimento está relacionado a uma perigosa criatura “escapou” de uma instalação militar secreta, próxima a pequena cidade de Hawkins, onde o garoto mora. Sem saber onde está o filho, Joyce Byers (Winona Ryder) contata o xerife da pequena cidade, Jim Hopper (David Harbour) que, apesar de cético no início, inicia uma investigação.

Em paralelo, acompanhamos as buscas dos amigos de Will: Mike, Dustin e Lucas. Na jornada, encontram uma misteriosa garota, Eleven, que descobrimos ter poderes especiais. Também em busca pelo garoto, seu irmão, Jonathan, tem que lidar com o playboy da cidade, Steve, e a indecisa Nancy.
A trama culmina com a descoberta de que a criatura veio de uma outra dimensão através de portais criados devido a experimentos realizados na poderosa Eleven. Em um season finale de tirar o fôlego, as criaturas (sim, existem várias) lançam um ataque contra os protagonistas. A garota, em um ato heroico, utiliza seu poder para elimina-las e acaba desaparecendo. Will é resgatado e a ordem restabelecida. Entretanto algumas pontas permanecem soltas e a natureza da saúde de Will ainda é desconhecida.

A preocupação com a estética é impressionante. A fotografia lembra a série dos anos 90, Arquivo X, que tem na iluminação das cenas a chave para a criação do suspense. A trilha e os efeitos sonoros ajudam a construir o clima dos episódios (assistam em um bom fone ou em um sistema de som com graves definidos).

Temos que destacar o elenco. Winona Ryder entrega uma atuação sólida, com uma personagem complexa. O elenco mirim também surpreende, com destaque a Millie Brown, que interpreta Eleven. O enredo criado pelos irmãos Duffer, apesar de trazer diversas referências a outras obras, envolve, desperta curiosidade e o a vontade por mais.
Stranger Things já está disponível na Netflix e já é um grande sucesso. A segunda temporada ainda não foi confirmada, mas tudo indica que em breve, a continuação irá ao ar.
Tentamos responder quais os motivos para o sucesso da série. Confira no post: Stranger Things | Fascinante, mas porquê?
Um comentário sobre “Stranger Things”