Arquivo X não só marcou a cultura pop, como também mudou o modo de se fazer televisão, inaugurando diversas tendências e se tornando um dos seriados mais importantes dos anos 90.
Em março de 2015 a FOX anunciou o retorno de uma de suas séries de maior sucesso. No ar entre 1993 e 2002, com milhões de fãs, Arquivo X inaugurou uma nova era na televisão. A grande pergunta: por que ressuscitar uma série de 20 anos de idade?
Criada por Chris Carter a série americana de ficção científica, horror e drama, acompanha os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) investigando os arquivos X: casos não solucionados envolvendo o paranormal. A série também se apoia sobre uma conspiração governamental que esconde a existência de vida extraterrestre. Contou com a participação de diversos atores, muitos no início de carreira, como Shia LaBeouf, Ryan Reynolds, Jack Black e Bryan Cranston.
Arquivo X trouxe para a TV as informações escondidas, os famosos “easter eggs” que se tornaram comuns em séries como Lost e Fringe. Aliás, como não relacionar Fringe com Arquivo X, que também traz a dinâmica entre um agente homem e outro mulher e personagens enigmáticos como os Observadores (Fringe) e o “The Smoking Man” (Arquivo X), fora a abertura com frases misteriosas. A série também inaugurou o medo dos “spoilers” já que foi uma das primeiras a ter fóruns de discussão na internet o que criou uma base poderosa de fans.
Além das inovações já citadas, a produção serviu como laboratório. Experimentou novas maneiras de se iluminar um cenário, novos efeitos sonoros, efeitos visuais… Trouxe episódios conceitos como “Triangle” que não tem cortes na edição ( são imperceptíveis) , “The Post-Modern Prometheus” gravado todo em preto e branco e capítulos chocantes como “Home” o primeiro da série a apresentar censura de 18 anos devido a violência apresentada. Contou com crossovers de outras séries e spinoffs. Diversos roteiristas, como o criador de Breaking Bad, Vince Gillian, escreveram para a série o que resultou em uma pluralidade de episódios.
Infelizmente, nas suas últimas temporadas Arquivo X lançou mais uma tendência: a renovação de séries que já deveriam ter acabado. Nem os novos personagens John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish) conseguiram evitar o seu fim. Com 202 episódios e dois filmes, a série foi ao ar pela última vez em 19 de maio de 2002, deixando muitas perguntas não respondidas.
É fácil entender a importância de Arquivo X. Mas por que reviver agora essa série? O revival esconde uma jogada comercial. Séries como a de Carter, 24 horas, e Prison Break ainda tem relevância nos serviços de streaming e na tv por assinatura. Novos episódios despertam o interesse pela série como um todo e é lógico que esses serviços ganham novos assinantes, fazendo a produção de 20 anos atrás rentável novamente! Aliás, assinei o Netflix justamente por causa da série.
Bom, eu particularmente sou fã, e independente de jogada comercial, 6 novos episódios geram uma expectativa enorme! Se você ficou com vontade de assistir não se preocupe, Arquivo X tem o ritmo de séries atuais, se não fosse pelo vestuário, carros e telefones, você pode jurar que a série foi gravada recentemente, ainda mais em alta definição. Para quem gosta de uma série policial, ficção científica e séries de qualidade e que marcaram a cultura pop, Arquivo X é um “Must See”.
O que assistir?
Se você ficou interessado em assistir a série corre que ainda da tempo de ver tudo antes da estreia dos novos episódios. Mas, se quiser, não é preciso assistir todos os 202 capítulos.
A série pode ser dividida em episódios da mitologia e monstros da semana. Para acompanhar a minissérie que estreia em janeiro, creio que os episódios da mitologia são realmente necessários. Separei aqui uma lista com os meus episódios prediletos. Inclui os episódios da mitologia e alguns outros que merecem ser assistidos.
Lista dos Melhores Episódios: (* episódios da mitologia)
1ª Temporada
- 1 – Pilot*
- 2 – Deep Throat*
- 4 – Conduit
- 7 – Ghost in the Machine
- 8 – Ice
- 10 -Fallen Angel*
- 17 – E.B.E*
- 24 – The Erlenmeyer Flask*
2ª Temporada
- 1 – Little Green Men*
- 2 – The Host
- 4 – Sleepless
- 5 – Duane Barry*
- 6 – Ascension*
- 8 – One Breath*
- 10 – Red Museum*
- 16 – Colony*
- 17 – End Game*
- 19 – Død Kalm
- 22 – F. Emasculata
- 25 – Anasazi*
3ª Temporada
- 1 – The Blessing Way*
- 2 – Paper Clip*
- 3 – D.P.O.
- 9 – Nisei*
- 10 – 731*
- 13 – Syzygy
- 15 – Piper Maru*
- 16 – Apocrypha*
- 24 – Talitha Cumi*
4ª Temporada
- 1 – Herrenvolk*
- 2 – Home
- 7 – Musings of a Cigarette Smoking Man
- 8 – Tunguska*
- 9 – Terma*
- 11 – El Mundo Gira
- 12 – Leonard Betts
- 14 – Memento Mori*
- 17 – Tempus Fugit*
- 18 – Max*
- 21 – Zero Sum*
- 23 – Demons
- 24 – Gethsemane*
5ª Temporada
- 1 – Redux*
- 2 – Redux II*
- 3 – Unusual Suspects
- 5 – The Post-Modern Prometheus
- 6 – Christmas Carol
- 7 – Emily
- 13 – Patient X*
- 14 – The Red and the Black*
- 15 – Travelers
- 20 – The End*
Filme: The X-Files*
6ª Temporada
- 1 – The Beginning*
- 2 – Drive
- 3 – Triangle
- 4 – Dreamland
- 5 – Dreamland II
- 6 – How the Ghosts Stole Christmas
- 9 – S.R. 819*
- 11 – Two Fathers*
- 12 – One Son*
- 14 – Monday
- 19 – The Unnatural
- 22 – Biogenesis*
7ª Temporada
- 1 – The Sixth Extinction*
- 2 – The Sixth Extinction II: Amor Fati*
- 6 – The Goldberg Variation
- 10 – Sein und Zeit*
- 11 – Closure*
- 12 – X-Cops
- 15 – En Ami*
- 19 – Hollywood A.D.
- 22 – Requiem*
8ª Temporada
- 1 – Within*
- 2 – Without*
- 13 – Per Manum*
- 14 – This Is Not Happening*
- 15 – Deadalive*
- 16 – Three Words*
- 18 – Vienen*
- 20 – Essence*
- 21 – Existence*
9ª Temporada
- 1 – Nothing Important Happened Today*
- 2 -Nothing Important Happened Today II*
- 6 – Trust No 1*
- 9 – Provenance*
- 10 – Providence*
- 15 – Jump The Shark
- 16 – William*
- 17 – Release
- 19 – 20 – The Truth*
Filme: The X-Files: I Want to Believe
10ª Temporada
- 1 – My Struggle *
- 2 – Founder’s Mutation
- 3 – Mulder and Scully Meet the Were-Monster
- 4 – Home Again
- 5 – Babylon
- 6 – My Struggle II*
Lista disponível no trakt: https://trakt.tv/users/pedrohcramos/lists/the-x-files-watch-list
2 comentários sobre “Arquivo X”