Maze Runner | Prova de Fogo

A franquia Maze Runner acaba de ganhar seu 2° filme, Maze Runner: Prova de Fogo,uma superprodução de Hollywood de tirar o fôlego. Em todas as adaptação de livros, a fidelidade sempre gera polêmica, mas até que ponto ela pode determinar a qualidade do de um filme? A fidelidade sempre ajuda ou atrapalha?

The-Scorch-Trials-the-maze-runner-38838262-1920-1080

Confesso que conheci Maze Runner pelo filme, como contei no meu post anterior. Posteriormente li os livros e notei diferenças pontuais, alterações necessárias para obviamente, adaptar o livro para as telonas. Talvez ter visto primeiro o filme pode ter Influenciado a minha opinião geral , mas não vou me atentar a isso. A minha dica para quem leu o livro é guarda-lo no fundo do seu armário e esquecer que ele existe. Brincadeiras a parte, se você procura uma adaptação fiel, pode parar por aqui. Dito isso, vamos em frente.

uy4gkejkpexcv49oo0apO segundo filme começa exatamente após os eventos do primeiro. Acompanhamos os sobreviventes do labirinto enfrentar novamente o CRUEL, dessa vez no “mundo real”, muito mais macabro. Sim, se você teve calafrios no primeiro, prepare-se. A história se passa no futuro desértico da terra. Cidades em ruínas. Após escapar das garras da organização o grupo de amigos vai em busca dos rebeldes conhecidos como o Braço Direito. Maze-Runner-The-Scorch-Trials-5O que eles mal sabem é que seus inimigos estão a um passo a frente.

Desde o primeiro filme, podemos notar que o pensamento Maquiavélico “Os fins justificam os meios” é pivô na condução da trama. No caso, a cura para o fulgor deve ser alcançada a qualquer custo, O CRUEL é bom, o que justificaria as barbáries cometidas. As personagens acabam tendo opiniões polarizadas com relação a essa ideia o que nos leva a conhecer mais um pouco sobre cada um, principalmente Thomas e Theresa.  Aliás, o filme consegue, muito bem, fazer com que o telespectador também questione a ideia.

THE SCORCH TRIALS TM and © 2015 Twentieth Century Fox Film Corporation.  All Rights Reserved.  Not for sale or duplication.

No que diz respeito a produção, a franquia mostra, novamente, que investe pesadamente na produção de arte, efeitos visuais e fotografia. Sobre os efeitos, um único comentário sobre os zumbis que ficaram um pouco computadorizado demais. Novamente, a edição de efeitos sonoros ficou excelente e é parte essencial na construção da atmosfera do filme. É interessante comentar que esse é apenas o 5º filme do diretor Wes Ball, e mesmo com pouca bagagem fez um trabalho sensacional já notado no filme anterior. Destaque para os 3 novos personagens, Jorge (Giancarlo Esposito),  Brenda (Rosa Salazar) e  Jason (Aidan Gillen), que ficaram fantásticos nos papeis.MAZE RUNNER_SCORCH TRIALS

Com relação as mudanças, na minha opinião, grande parte foram compreensíveis e buscam diminuir um pouco elementos fantasiosos do livro e o deixar mais verossímil. Outras buscam aumentar a tensão da trama e diminuem os momentos e alívio cômico, algo que intensifica a falta de Chuck, personagem que morreu no primeiro filme. Por fim, as alterações também foram essenciais para manter o ritmo da narrativa.

A questão que me fiz no início do texto, se alterações colaboram ou prejudicam. Bom, na minha opinião, a fidelidade de uma adaptação não determina a sua qualidade. O próprio nome diz, é uma adaptação, e não uma “videoficação”. Adaptação são sempre bem vindas desde que colaborem para manter um bom roteiro e desde que não sejam absurdas, do tipo, vamos matar a personagem principal. No fim, um filme bom não depende de ser ou não fiel de sua inspiração, Maze Runner: Prova de Fogo é um exemplo disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s