Star Trek para Iniciantes

Star Trek: Discovery

Star Trek é uma das franquias de maior sucesso da televisão e do cinema. Com a nova incursão à esse universo, por meio de Star Trek: Discovery, a ideia de conhecer ou revistar as séries e filmes anteriores é natural. Entretanto, é um cenário amedrontador. São, ao todo, 725 episódios (740 quando primeira temporada de Discovery for totalmente exibida) e 13 filmes. Com tantas horas para assistir, próximo a 560, é natural que muitos fiquem perdidos ou percam o interesse.

Apesar de ser possível assistir a nova série e todas as outras sem a necessidade de passar a vida na frente da televisão ou computador (a netflix disponibilizou TODAS as séries) , é fato que a experiência Star Trek completa só ocorre quando se tem um conhecimento geral das histórias narradas nas séries. São muitas referências e reconhece-las, realizar os links com outras passagens e compreender a fundo os acontecimentos é gratificante para qualquer espectador. A exemplo, saber que o pai adotivo de  Michael Burnham, de Discovery, é o pai de Spock, da série clássica.

Resultado de imagem para star trek TNG movie
Elenco de Star Trek: The Next Generation

Verdade seja dita, a única série desse universo a qual assisti a todos episódios foi a Enterprise, a menor de todas. Decidi assistir a Nova Geração por completo e notei que alguns episódios não acrescentam, em nada, para o entendimento da história. Talvez, seja um reflexo da estrutura episódica, tive a mesma percepção quando assisti à Arquivo X, por exemplo.

O fato é que não precisa de assistir tudo e é por isso que me engajei na tarefa de montar algumas listas com os episódios mais importantes. Foi um trabalho baseado naquilo que já assisti e em algumas pesquisas na internet. Ao longo das semanas vou postar essas listas aqui no site.


O mínimo

Se você vai iniciar suas aventuras agora, começando por Star Trek: Discovery. Minha recomendação é que você assista, no mínimo, aos novos filmes da franquia: Star Trek, Star Trek: Além da Escuridão e Star Trek: Sem Fronteiras. É possível ter uma noção geral da missão da Frota Estelar e do seu funcionamento a partir desses filmes. Lembrando que Discovery se passa antes desses filmes e que eles são situados em um universo paralelo (Linha do Tempo Kelvin) ao da série original e das outras séries (exceto Enterprise).

Resultado de imagem para star trek 2009
Elenco de Star Trek (2009)

Se desejar ir além, você pode assistir aos outros filmes. Uma dica é esquecer ou assistir com muita paciência a Star Trek: O filme (1979). Só depois, eu partiria para às séries.

Minha Sugestão 

A minha sugestão, mesmo, seria assistir a todos os filmes e depois à episódios selecionados de Star Trek: Enterprise. Ela se passa antes de todas as outras séries e filmes e faz parte das duas linhas do tempo. Assim, é possível entender o que ocorreu antes de Discovery e entender, mesmo que superficialmente a cronologia desse universo.

Episódios selecionados de Star Trek: Enterprise.

Lista de Filmes de Star Trek.

Foco nas Referências

Se você quer apenas focar nas referências que Star Trek: Discovery faz a outros episódios da série, essa seria a opção mais econômica. A CBS, emissora que transmite Discovery, tem liberado uma sugestão de episódios no programa After Trek (disponível na Netflix) que exibido após cada episódio da nova série. É uma ótima lista, também, para quem quer revistar as séries antigas. São, em media, apenas 3 episódios por semana. A lista será atualizada a medida que os episódios forem sugeridos.

Treinamento de Cadete

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s